Sadhana Informática
Procurar: ok






Posições obtidas
das efemérides
do programa
Astrologia Natal


Você está aqui: Home > Leituras > Textos e Artigos > Saturno em Virgem

Seção de Textos e Artigos


Saturno em Virgem
enviado por Madalena


Saturno, o planeta formador de estruturas, simultânea e paradoxalmente o destruidor dos mesmos fundamentos criados por ele mesmo , pois é o grande construtor do nosso mundo físico , em seu lento , mas não tanto assim caminhar pelo zodíaco , vai pedindo ou ordenando por cada signo e casa do nosso mapa por onde passa , o abandono da antiga casca e a criação de uma nova , a qual deve estar em ressonância com o aprendizado sugerido, claramente apontado por ele , quando de sua passagem por uma casa ou um aspecto à algum planeta importante do nosso mapa. Se não cumprimos, se faltou maturidade para cumprir o propósito de crescimento material, implicado num crescimento espiritual de compreensão da necessidade de mudança no setor tocado por ele, e nada foi feito, podemos com certeza esperar um retrocesso, pois o que não evolui, fatalmente conduz a involução, e as perdas de ordem material se sucedem, seguidas pelo desgosto, depressão e muitas vezes revolta contra o plano divino , como se este fosse obrigado a sustentar nossos desvarios ou inconseqüente infantilidade, crendo que o mundo nos nutrirá porque somos bons... A Lua, par e contraparte de Saturno, pode até fazer este papel por um tempo, ela é a mãe, mas Saturno também é a mãe, não a Grande Mãe doadora de vida como a Lua, mas se torna a mãe no simbolismo relacionado com o aprendizado e criação. Ainda hoje, apesar do aumento numérico de pais responsáveis pela educação diária dos filhos, ainda é a mãe, que cerca seus para sempre bebês, de cuidados e impõe as restrições, e estas são sempre em nome do pai, do Pai, aquele que mostra os valores mundanos alcançados na casa 10 do mapa, e dos valores espirituais nos Céus. Saturno é a mãe que leva ao Pai. É preciso compreender como ele age, para não perdermos as chances de crescimento real que ele nos confere e presenteia, embora muitas vezes este presente tenha gosto de castigo, mas no final do duro transito, se foi bem aplicado e utilizado o material e recursos disponíveis, constatamos uma agregação de valor a nossa pessoa . Pelo que tenho visto, este valor vem quase sempre na forma de um ensinamento, que pode ser doloroso, se mal compreendido por quem o recebe, ou simplesmente uma tarefa e carga pesada a mais para levarmos, mas o que ele nos deixa no final, ninguém pode nunca nos tirar, pois capacidades mentais, espirituais, oriundas de estudo, pesquisa e trabalho, produzidos com nossa mente, espírito e mãos, a nós pertencem para sempre, e com estes recursos assimilados e adquiridos, podemos então aspirar e conquistar uma melhor condição e conforto material consequentemente, e a tranqüilidade que advém após ser concluído um bom trabalho reconhecido por todos.

Saturno não opera apenas no nível da conquista e ganância material, como tanto lemos por aí. Não sei da onde tiram esta idéia. O que pode acontecer é, ele negando um dom ou prazer, a dor proveniente ser insuportável, a pessoa responda a esta falta por compensação, pois não entendeu o recado, e vai justamente à direção oposta, onde mais dói, mas é mascarado pelos bens materiais, e ela se protege das emoções e desconfortos atrás desta tão frágil máscara, a qual, aliás, não engana ninguém, e pior, não engana a quem pensa estar se saindo muito bem...

Quando Saturno aspecta um planeta por transito ou no natal, ali é o calcanhar de Aquiles, é o ponto onde não poderemos fugir, pois Saturno não é tão lento assim, e volta ao mesmo ponto, se vivermos pouco, pelo menos duas vezes na vida, sendo considerado o retorno de Saturno a época mais importante de nossa vidas, e quando não é o retorno, passamos pelas quadraturas, oposições, e mesmos os aspectos fluentes tem o poder de tocar e incomodar se o problema e equação proposto por ele, não houver atingido alguma evolução e mudança na forma de lidar e poder assim subir mais um degrau que seja! Digo isto, pois quando Saturno toca um planeta pessoal, como Vênus, ou Lua, por exemplo, o que está em xeque não é a ambição sócio/financeira simplesmente, junto no pacote está a dor de sentir-se inadequado incapaz de amar ou ser amado, de dar ou receber prazer, então quem sofre não é o “bolso”, é o coração e a alma...

Isto foi um abre-alas para falar de Saturno em transito no signo de Virgem.

Neste signo, Saturno leva as minúcias ao extremo, exige racionalismo total e se sente perdido e ameaçado se um mísero detalhe não sai conforme o planejado. O engraçado é justamente isto acontecer a todo o momento, pois a preocupação é tanta, a ansiedade tomando conta do espírito os erros se sucedem, causando sempre prejuízos financeiros e de tempo... Então, o que ele está tentando nos dizer? Que façamos contas na ponta do lápis e analisemos cada pedacinho por partes e os separemos em arquivos, gavetas, rótulos? Não. Ele está ensinando a não ter pressa, a não ficar ansioso e doente por causa de ninharias, a não se deslumbrar com excessos, o outro lado de Virgem... A fazer tudo com pureza, paciência e amor pelo trabalho em si, não ao que ele poderá lucrar com isso após. Virgem é o signo regido pelo Mercúrio que já deixou de ser infantil e se preocupar só com os ganhos pessoais, como fazem as crianças no seu justo egoísmo, é o tempo que devem exercitar o egoísmo para verem seus limites e criarem seu espaço, mas em Virgem, este Mercúrio deve servir aos outros, e a passagem de Saturno ensina claramente como faze-lo, sendo prestativo e simples, podando excessos, limpando e fazendo cair a velha casca da árvore, para que uma nova renasça, e para isso conta com o apoio de Kiron, igualmente regente de Virgem e sábio instrutor da humanidade. Quem ficar preso aos pensamentos e atos mesquinhos será fatalmente lesado, pois estes mesmos pensamentos para com as outras pessoas serão o que atuarão na sua psique e farão com que aja contra si mesmo, provocando perdas e atrasos nas tarefas e trabalhos generalizados. Não é castigo de Saturno, somos nós que ainda atuamos nos velhos esquemas de egoísmo infantil. Infelizmente, somos humanos demais, e temos sempre alguma coisinha mais à aprender, aliás, o problema é este ; quanto mais desenvolvemos nossa mente e nosso espírito, mais responsáveis somos e se não cumprirmos o que aprendemos e clamamos como verdade, mais o transito de Saturno se fará sentir .Não é agradável mesmo, mas tem utilidade ! E vamos combinar hein gente? Utilidade é a palavra chave de Virgem e de Saturno! Aqui não se ostenta nada, aqui se é útil, para todos que chegam, são os pequenos cuidados de todos os dias... Haja atenção haja trabalho... Olhem em seus mapas onde está Virgem, qual casa, e os aspectos que ele forma, e vejam onde é preciso aprimorar e serem mais carinhosos, primeiro consigo mesmos, perdoando suas faltas e culpas de todos os dias e em seguida fazendo os curativos e aprendendo um pouco mais sobre o assunto em pauta.

A última conjunção entre Saturno e Urano se deu em 1988, nos signos de Sagitário e Capricórnio. Estamos agora no ciclo da oposição entre estes dois planetas em mundial, ou seja, para todos por transito na Via Láctea.

Lembro que Sagitário faz quadratura a Virgem e trígono a Capricórnio. E agora Virgem está recebendo de volta, do outro lado, o encontro com Urano através de Saturno, e as oposições geralmente se caracterizam por uma pessoa real que nos afronta ou comove, no ciclo iniciado pela conjunção há vinte anos atrás. O que aconteceu em suas vias há vinte anos atrás? Pois agora é o momento de receber isto de volta. Se não foi possível haver um acordo na época, é agora a chance de reparação, para o trígono em Capricórnio receber seu presente, senão será um buraco a mais para cavar e difícil para tapar.

Em Novembro deste ano, a oposição entre Saturno e Urano em Peixes será exata, e nós conhecemos bem a história, Saturno castra seu pai Urano e deste ato bárbaro nasce Vênus Afrodite, mas a que custo... Urano pode ter perdido sua virilidade, mas não perde seu amor pela humanidade jamais, e é capaz de atingir com seus raios, por meio de Vênus, os abusos de tirania saturninos, se estes visarem apenas ao próprio umbigo que ainda não caiu!

Urano em Peixes e Netuno em Aquário é uma recepção mútua eficaz, equitativa e mantenedora do amor para todos, sem distinções. Não quero dizer com isso que devemos amar a todos igualmente ou dar a outra face, Ele já fez isto por nós, o que devemos é tentar equilibrar os excessos de minúcias intelectuais inúteis e os igualmente inúteis excessos espirituais.

Podemos perfeitamente encontrar o ponto de amor e cuidados ao próximo sem esquecermos de cuidar muito bem e com muito carinho de nós mesmos antes.

Só podemos dar o que temos e /ou contemos...

Precisamos construir barcos para esta travessia.

E como precisamos dos pequenos e dos grandes gestos de amor!


Texto enviado por:
Madalena

http://fiodavida.blogspot.com

Publicado neste site em 07/02/2009



Publique o seu texto

  • Envie o seu texto para o e-mail


Voltar
Voltar à lista de artigos